A nossa missão

Visão

Ser reconhecida como um espaço lúdico-educativo, formativo e complementar, de expressão salesiana, e um equipamento de referência no concelho de Cascais.


Missão

A Ludoteca da Galiza tem como missão promover a formação integral e inclusiva de crianças e jovens, em corresponsabilidade educativa e comunitária, através de projetos lúdicos-pedagógicos, de apoio escolar individualizado e de expressão salesiana, no qual os seus utilizadores são protagonistas da sua própria formação, num espaço aberto à comunidade.


Objetivos Gerais


a)  Promover o direito reconhecido da criança de brincar, tal como é referido no Art.º 31, da Declaração dos Direitos Humanos: “…o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística.”

b)  Promover a importância do brincar e da atividade lúdica nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento de competências.

c)  Garantir as condições físicas e humanas, necessárias e adequadas para que os seus utilizadores o façam de forma livre e em segurança.

d)  Propiciar e promover um contexto informal de aprendizagem adequado aos diferentes públicos que a frequentam.

e)  Contribuir para o desenvolvimento integral e a descoberta pessoal das crianças e jovens que a frequentam, tendo em conta a sua dimensão cultural, social, cognitiva, moral e emocional.

f)   Seguir a pedagogia salesiana, atenta às necessidades da comunidade, das suas crianças e jovens. Aberta ao acolhimento dos seus interesses e gostos pessoais, e desafiante no acompanhamento do seu percurso educativo e de crescimento pessoal.



Valores



Fé e vida
Valorizamos uma vida de abertura a Deus como fonte de verdadeira humanização da pessoa e da comunidade, segundo o estilo da espiritualidade salesiana. Acreditamos no trabalho e no empenho como fonte de educação, de realização pessoal, de convívio e de melhoria permanente da qualidade de vida pessoal e social.

Família
Conscientes de que a família tem um papel fundamental no próprio crescimento, promovemos a estabilidade  dos laços familiares na responsabilidade e no dom recíproco, segundo uma visão antropológica cristã.
Concretizamos o ato educativo como uma vivência em que a criatividade, a subjetividade, a dimensão emocional e afetiva, o diálogo, a amizade e a alegria de viver se contextualizam em ambiente de família: acolhendo e valorizando positivamente a pessoa e acompanhando-a na construção de um projeto de vida mais humano e feliz.

Cidadania e solidariedade
Trabalhamos na construção de um mundo mais solidário e justo, mediante uma partilha de bens com os mais desfavorecidos, a valorização do diálogo intercultural e a cidadania responsável e democrática. Comprometemo-nos a superar as atitudes individualistas, valorizando a sobriedade de vida e o voluntariado local e internacional, como forma de contribuir para a uma sociedade mais humana e fraterna.

Integridade e honestidade
Acreditamos na visão positiva do ser humano e no seu potencial de desenvolvimento. Educamo-nos e educamos, acreditando na capacidade de cada um em construir o seu projeto de vida a partir de relações integras, honestas e fraternas.

Respeito e autonomia


Respeitamos os direitos e liberdades de cada grupo e, em particular, de cada pessoa, proporcionando experiências que ajudem a desenvolver progressivamente a autoestima, a autonomia pessoal, o sentido crítico, a responsabilidade, a gestão positiva dos conflitos e o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Educamos, também, ao sentido de beleza presente em toda a criação.