Dia da Criança 2008 na ludoteca

Para comemorar o Dia da Criança de 2008 decidimos desafiar os jovens que há mais tempo e que nos acompanham na preparação de festas desde o inicio a substituirem-nos na preparação de uma festa do Dia Mundial da Criança para os mais pequenos.

O grupo já está mais ou menos formado devido a várias actividades de dinâmicas de grupos que foram colocadas em prática no passado e que ajudaram a criar uma identidade de grupo mais coesa, maior responsabilidade, melhor cooperação e uma ligação muito especial com a ludoteca.

Depois de algumas reuniões em que apareceram 16 jovens entre os 12 e os 15 anos criaram-se 2 grupos: um que ficou responsavel pela comida e outro que se dispos a preparar os jogos para a tarde.

Uma das primeiras questões levantadas foi a do espaço e imediatamente apresentaram a sugestão do espaço da EB1 nº 1 da Galiza, uma vez que já aí tinham sido realizadas actividades durante a colónia de férias organizada pela Divisão de Intervenção Socio Territorial do Bairro do Fim do Mundo em anos anteriores.


Apresentámos o pedido ao Agrupamento de Escolas de São João do Estoril e este foi aceite, por isso gostaríamos de deixar aqui o nosso muito obrigado por nos terem disponibilizado um espaço fantástico onde as crianças puderam passar uma tarde diferente.

Os nossos monitores, muito satisfeitos com o facto de serem monitores por um tempo e nos poderem substituir chegaram cedinho à ludoteca e começaram a preparar a comida. Todos os jogos foram sendo preparados ao longo da semana anterior em várias reuniões que se realizaram em segredo depois do fecho da ludoteca para que a festa se mantivesse surpresa para os mais novos... pois, a intenção era boa, mas este foi um segredo que não durou muito tempo!



Prepararam um lanche de pizzas, bolo, gelatina e salgados de salsicha e ainda uns saquinhos de guloseimas e pipocas para cada um ter uma lembrança doce do dia da criança. Claro que todo este à vontade na cozinha da ludoteca só é possivel devido ao trabalho feito anteriormente no âmbito do projecto 'Tás aqui 'tás a comer!

Este tipo de lanche só é possivel graças ao apoio que o Centro Social Nossa Senhora de Fátima recebe do Banco Alimentar contra a Fome, permitindo-nos pelo menos de vez em quando preparar algo especial para as crianças, uma vez que o orçamento raramente chega para estas situações.

Os jovens montaram um pedipaper que levou todos os interessados em participar na festa surpresa do dia da criança desde a Ludoteca até à EB1 nº1 da Galiza tendo vários desafios pelo meio. Conforme foram chegando à escola foram sendo divididos em grupos para começarem a jogar pela escola. Os nossos monitores do dia prepararam ao todo 5 jogos de grande grupo.






A Cirumba, dinamizada pelo Abdel e Wessiun com a ajuda do Claudio e dos "Pedros", voluntários da ludoteca.






Futebol humano, dinamizado pela Eunice Claudia e pela Henriqueta.







Ludo, dinamizado pela Tieta e pelo Carlos Miguel Brito.





Abalone gigante, dinamizado pelo André e pelo Raimundo.





O Sr. Doutor e a Linda Falua, dinamizados pela Naleman e pela Cassiana.









No final juntámo-nos todos para a foto do grupo, que foi dificil de encaixar na foto!





E tirámos também uma foto dos fabulosos monitores, sem os quais não teria sido possivel realizar esta festa, nem divertirmo-nos tanto!


Depois da excitação veio a parte do lanche e do convivio, que faz parte de todas as festas organizadas pela ludoteca desde o inicio.








E no final todos quiseram experimentar o fabuloso espaço exterior da EB1 nº 1 da Galiza, uns porque nunca lá tinham entrado, outros porque queriam mostrá-lo, orgulhosos da sua escola.


Comentários

Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.