As idas à praia

A praia é o local de convivio do verão por excelência. E mesmo que haja muito mais actividades no calendário, verão não é verão se não houver umas idas à praia em grande grupo (porque quando somos muitos é mais divertido!)

À saída da ludoteca não pode faltar ninguém. Cada par de monitores de praia tem o seu pequeno grupo e tem de garantir que estão na fila, têm chapéus e tudo o que precisam na mochila.

Dois a dois e lá vamos nós, agora é de aproveitar enquanto é a descer, porque à vinda, meus amigos, é a subir e aí é que as pernas vão doer.

Mas no final da subida, se lhes perguntamos: "Então amanhã é melhor não irmos à praia porque é muito dificil subir o caminho todo de volta?" ouvimos um impressionante: "NÃOOOOOOOOO."
E lá voltamos a repetir tudo no dia seguinte!


Chegados à praia, depois de conseguirmos encontrar um espaço suficientemente grande para 60 pessoas ficarem todas juntas a tarefa seguinte é conseguir que todos tenham espaço para as suas toalhas e mochilas.

E depois os monitores não se podem esquecer de proteger a pele das crianças do seu grupo!

E depois de todos besuntados e com as toalhas nos sitios podemos finalmente ir à água.
Os primeiros a entrar são os monitores que vão fazer barreira para que nenhuma criança saia fora do nosso espaço de atenção ou fique "sem pé".
A barreira vai-se revezando porque não é fácil ficar sempre no mesmo sitio, na água gelada, enquanto os outros vão pulando e saltando!
A todos temos de dizer que foram fantásticos e sempre corajosos, mesmo quando a água estava geladissima!

Sentamo-nos à beira da água e entramos em pequenos grupos, sempre com os mais novos acompanhados dos mais velhos.


Dentro de água a dificil tarefa dos monitores de praia era brincar com os mais novos! E muito foram incansáveis nessa tarefa, nunca recusando umas cavalitas ou um banho de balde quando lhes foi pedido!


Muitos foram os que aprenderam a deixar de ter medo da água do mar, que nunca tinham visto.





Ao fim de algum tempo é altura de reunir todos fora de água novamente para regressarmos à toalhas. Alguns são mais dificeis de convencer do que outros, mas todos sabem que se se despacharem ainda têm tempo para mais banhos. :)
Da água para a toalha vai-se em fila para não provocarmos mais confusão do que a normal para um grupo de 60 crianças... Assim se minimizam as pisadelas nas toalhas dos outros e se ensina o repeito e o civismo.
E depois da água, bem geladinhos, podemos finalmente enrolar-nos nas toalhas.
E ficarmos a aquecer ao sol, a jogar, a conviver, a conversar...

e até a trançar o cabelo!


E quando já aquecemos o suficiente nada como começar a olhar novamente o mar, à espera do proximo banho!

E as idas à praia com a ludoteca foram assim, mas as actividades de verão não foram só praia, vejam mais a seguir...

Comentários