Tás aqui tás a comer




O Atelier de culinária já começou na Ludoteca. No Sábado passado, o Grupo "Mãos na massa", os nossos pequenos aprendizes de pasteleiro, munidos das suas luvas, bacia misturadora e colher à sua altura, puseram mãos à obra.. ah não, mãos na massa, a bem dizer... e decidiram fazer uns bolinhos de manteiga para o lanche dos seus colegas da Ludoteca.








Então, pega-se em 400 g de manteiga e misturam-se com 400 g de açúcar até ficar uma polpa esbranquiçada e homogénea.


Depois misturam-se 4 ovos, sempre a mexer e finalmente 1kg de farinha.




Depois, é mesmo meter as mãos na massa para deixar tudo muito bem misturadinho.




A Joana dá uma ajudinha aos nossos aprendizes....






É fixe não é Tati?



e vais ver que quando eles saírem do forno vão saber ainda melhor.











Agora as nossa assistentes untam bem a forma com azeite ou óleo ou outra gordura.


Tudo muito bem untadinho para que os biscoitos não se colem à forma.


















ai minha mãe.... o que vai sair daqui desta massa???






"Eu acho que mesmo assim com a farinha isto vai pegar!!!"



"isto é mesmo fixe, acho que não vou faltar nem sequer um diazinho..."




Uma vez bem amassados todos os ingredientes, farinha-se a mesa de serviço e estende-se com um rolo da massa até meio centímetro de espessura.



















Sob o olhar atento da nossa assistente mor
("ai quem me dera estar eu a amassar os bolinhos, acho que na próxima não quero ser assistente")


os nossos pasteleiros vão alisando a massa,


escolhendo as forminhas que gostam e ...













os biscoitos começam a surgir...





Um leão aqui, uma ovelha acolá e.. o que é que está a surgir ali no cantinho? parece um urso???
Que azáfama aqui vai nesta mesa de trabalho da cozinha da Ludoteca.













e... voilá... uma bandeja plena de figurinhas em massa doçinha, pronta para ir ao forno.




Este tabuleiro parece o Fungágá da bicharada!!!

Hum que saborosos...


Colocam-se os tabuleiros no forno pré-aquecido a 220º C e esperamos que os "animais" fiquem "bronzeados".











Comentários