Era uma vez...

Amiguinhos…

Cá estamos nós outra vez, na sexta-feira passada foi dia de mais uma história.
E perguntam vocês…desta vez qual foi a história?


- Querem que vos conte não é? Pois fiquem sabendo que conhecemos uma das muitas Histórias do Ursinho de Pooh que nos falava sobre os 5 sentidos.


E o quais são afinal os 5 sentidos ??

Hum… olfacto, tacto, visão, paladar e falta um…já adivinharam qual é? A audição! Muito bem é esse mesmo!



Pois é, esta história do ursinho e seus amigos fala-nos exactamente disso…e então querem saber mais?...





Esta história do Winnie the Pooh chama-se “Ao gosto de todos”. Começa com uma proposta da coruja ao Ursinho e aos seus amigos sobre os cinco sentidos e de uma forma simplificada é mais ou menos assim…

- Dos cinco quê? – disse Winnie e Igor.
- Usamos os cinco sentidos para conhecer o mundo!- disse a coruja.

E para Winnie e seus amigos perceberem melhor o que se estava a falar começaram um jogo…

- Vamos começar um jogo agora, Ru: um jogo de ir buscar – explicou a Coruja. Quero que vão ao bosque e me tragam duas coisas que tenham a ver com os cinco sentidos. Quem começa? – disse a coruja.


- Eu eu, por favor! – exclamou o Ru.


- Muito bem, Ru – disse a Coruja. – o primeiro sentido é o da vista. Tens de ir ao bosque e encontrar uma coisa que gostes de olhar e outra coisa que não gostes de ver.



E Ru lá partiu, depressa encontrou um dente-de-leão, que era uma das coisas que mais gostava de ver.
-E agora…o que eu não gosto de ver?
- Não gosto de olhar para os mosquitos – pensou – mas não consigo levá-lo porque, se calhar, pica-me.



E o Piglet de repente diz: e eu não gosto de ouvir o Tigre quando me grita! Faz muito barulho! E nesse momento o Piglet falou-nos do sentido do ouvido.




E ao Tigre foi pedido para encontrar algo que goste de tocar e algo que não goste.
Eu gosto de tocar na água fresca e limpa. - Disse o Tigre.
E não gosto de tocar num porco-espinho. Picos de porco-espinho!Que picos horríveis! - replicou o Tigre.

E nesse instante o coelho referiu: Eu vou trazer uma coisa que goste de cheirar e outra que não goste de cheirar. Na minha cozinha tenho um queijo muito mal cheiroso e também um bolo de chocolate muito bom. Venham todos! Venham cheirar os meus dois cheiros na minha cozinha. - Disse o coelho.


Winnie foi o primeiro a chegar e logo quis provar um bocadinho
do bolo.
- Provar?Claro é o Paladar! É esse o quinto sentido! Vista, ouvido, tacto, olfacto e paladar.
Muito bem, Winnie, lembraste do quinto sentido!!!
Vitória, Vitória acabou-se a História!
Para a semana teremos mais, até lá amiguinhos!


Comentários