"Tas aqui, tas a comer"


Viva!

Nestas últimas semanas como estivemos de férias não tivemos muito tempo para te dar conta das actividades que por cá se fizeram mas, muitas coisas fixes aconteceram…

E por isso no atelier de Culinária “Tas aqui tas a comer” foi um movimento tal, que fizemos bolo de iogurte para o lanche, e uma receita que foi um sucesso…de comer e chorar por mais…lasanha!

Ah pois é, os nossos pequenos cozinheiros meteram mãos à obra e fartaram-se de trabalhar na nossa cozinha…

Primeiro fizeram o Bolo de Iogurte para partilha no lanche de Sexta-feira quando fomos visitar o Museu do Ar e a Academia da Força Aérea de Sintra. Essas fotos ficam para a próxima. Foi também fantástico portanto não te esqueças de nos visitar mais logo. Mas, agora vamos aos "morfs"...
Fizeram um bolo de iogurte que de forma a ficar ao “gosto de todos” resultou posteriormente numa torta recheada com chocolate…a pequenada adorou!
Começamos por juntar a manteiga com o açúcar e depois as gemas e misturar muito bem...

Depois batem-se as claras em castelo...
- Em castelo? o que é isso?
- Pois é bater as claras até que elas fixam tanto que se virarmos a tijela elas não caem no chão.
- Oh Mena, isso é impossível!
-Não é não, é como te digo, experimenta lá.
Depois de eles virarem a tijela ao contrário e as claras não caírem é que acreditaram. 

Bem... depois das claras bem batidas em castelo juntamos ao resto da massa...
Deita-se a massa dentro de uma forma bem untada e vai ao forno a cozer. Depois de cozida, é só desenformar, barrar com nutela ou doce do teu fruto favorito e enrolar.
Já a lasanha, uiu, uiu, ficou fabulosa com várias camadas de massa própria para lasanha, muito queijo, muito fiambre, carne, muitas natas e molho bechamel, imaginem a delícia…
Começaram os meninos por juntar a carne, a polpa de tomate e as ervinhas para dar um gostinho especial juntamente com um bocadinho, pouco mesmo, de vinho numa frigideira ao lume para cozer a carne. Não podemos deitar muito para não ficarmos bêbados, não é?...

Do lado da mesa as meninas misturaram natas com molho bechamel
 Depois, dentro de um tabuleiro de ir ao forno, colocamos um pouco do molho... cobriu-se com as placas de lasanha, depois com uma camada de queijo, outra de fiambre e por fim uma camada de carne. Regas novamente com o molho e vais fazendo camadas iguais até esgotarem os ingredientes.


O Resultado foi uma maravilha, a lasanha ficou mesmo muito apetitosa,
 de tal forma que na hora de almoço fartamo-nos de comer….
mas mesmo assim ainda sobrou um quadradinho, que oferecemos com muito gosto à nossa querida Irmã Aurinda. E para sobremesa nada como um geladinho...

Comentários