Google+ Badge

09 maio 2010

Era uma vez

1º Concurso de Escrita Criativa na Ludoteca da Galiza,

No passado mês de Dezembro recebemos a visita de uma escritora de contos infantis a Sara. Veio contar uma das suas histórias e deixou-nos como recordação os livros de Aventura no Circo. Lançou um desafio aos nossos meninos - escrever um conto.

Mais depressa o disse e mais depressa as crianças começaram a puxar pela sua imaginação e escrever um conto. Decidiram-se as regras do concurso, pensou-se nos prémios e abriram-se as inscrições.

No fim de algum tempo tínhamos 10 histórias originais dos nossos pequenos escritores, desde as meninas do 3º ano aos jovens do 3º Ciclo.

"Mas isto é difícil..." "Eu acho que não vou conseguir..." "eu cá sei que consigo..." Enfim, muitas dúvidas, muito nervosismo e atrapalhação no início mas as histórias surgiram.

No dia 30 de Abril foram entreges os prémios. Todos os meninos levaram para casa um cheque surpresa, de 10 euros a serem gastos em livros e um pequena lembrança engendrada pela nosso Lena para todo os que se distinguiram quer pela originalidade, quer pela fantasia da história e para o conto mais bonito do 3º ciclo foi uma bicicleta. A Sara também ofereceu um dos seus livros a cada uma das concorrentes.


A nossa escritora convidada, a Sara falou à maltinha da importância que a leitura tem na nossa educação e a capacidade que cada  um tem para a escrita. Por vezes essa capacidade está apenas escondida à espera de ser descoberta por ti. Tens de tentar e lutar para conseguires, mas tu és capaz. Tens de acreditar nas tuas capacidades e na tua imaginação.
Agora é a nossa vez de partilhar as histórias vencedoras com as crianças na nossa rúbrica do "Era uma vez..." das sextas-feiras. A Joana escolheu para hoje as histórias da Diana e da Brunna. 
Começamos com a História "O Peixe Bicas" da Diana que ganhou o segundo prémio do 1º Ciclo. Muito gira esta aventura do Bicas que se perdeu da sua família no fundo do mar e entrou por acaso na caverna do Tubarão. 
  
A pequenada estava atenta à história e divertiu-se a ouvir as aventuras do Bicas.
Logo de seguida foi a história da Brunna, "As irmãs gémeas". Também uma aventura muito divertida de duas irmãs gémeas que vão com a mãe ao Jardim Zoológico e uma delas cai sem querer na jaula dos macacos e acaba fazendo amizade com um macaquito que quer ir para casa com ela. Muito imaginativa também esta história. 
Estás a ver como é fácil escrever, tens só de começar, e se a tua primeira história não for muito boa nem ganhar prémio, valeu o teu esforço e vais continuando a mostrar o teu valor.

Este foi apenas o primeiro concurso de Escrita Criativa da nossa Ludoteca. Mais se vão seguir. Porque não começas tu a pensar numa história e entras no próximo concurso? Vá, estamos à tua espera.

Sem comentários :