Acção global para Educação

Olá,

Tu gostas de ir à escola?

Se calhar não, mas, sabes que o saber é muito importante. Ler faz com que tu sejas capaz de entrar numa nova aventura todos os dias, entrando nos livros e participando nas aventuras dos teus heróis preferidos.

E contar? bem, aí é preciso saber quantos caramelos é que posso ganhar se o meu tio distribuir por mim e pelos meus irmãos e olha que para não seres enganado tens de saber bem as contas de somar, diminuir, multiplicar e dividir. Mas para isso, é preciso ir à escola.

Existe uma "coisa" que se chama a Declaração Universal dos Direitos do Homem, é um documento muito importante que vários países e nações assinaram. Esta declaração diz que o homem tem direitos ao viver neste mundo que criamos todos os dias. Depois da Segunda Grande Guerra, o Homem ao ver o que tinha feito com tantas batalhas e mortes, achou que devia fazer um compromisso com a Vida e garantir que o Homem pudesse viver em paz nesta Terra. Então fez uma série de artigos que procuravam garantir ao Homem a felicidade neste mundo. Por exemplo diz lá que "Todo o Homem tem direito à vida". Isswo é muito importante e procura que os homens vivam em paz e matar alguém é contra a lei.

Mas o que interessa para a actividade que nós tivemos no dia  é o artigo 26º que estabelece que todas as pessoas têm o direito à educação e que o ensino básico deve ser gratuito e obrigatório. Infelizmente isto não acontece em todos os países. Há meninos e meninas que começam a trabalhar com apenas 6 ou 7 anos. Têm que ajudar os pais a ganhar dinheiro para comer e alimentar os manos todos.
Mas a organização que procura que a Declaração seja cumprida por todos os países que a assinaram, decidiu que se devia lutar para que todos os meninos do mundo pudessem ir à escola.
Já viste se tivesses de passar o dia todo a trabalhar desde o ascer do Sol até ele se pôr e não tivesses tempo de brincar... Aguentavas?
No dia 20 de Abril, a Ludoteca participou na divulgação desta iniciativa. Vamos sensibilizar os governos para deixarem os meninos aprenderem a ler e a escrever. 

É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS OS MENINOS POSSAM IR À ESCOLA.

Então o que é que nós fizemos?

As crianças sentadinhas no chão fizeram uma dinâmica com um novelo de lã que atavam no pulso e diziam uma coisa que eles gostavam na escola e o que é que aescola nos ensinava. Depois atirava o novelo para um amiginho e esse dizia o que ele achava. Criamos uma teia tão forte, tão forte que te podias deitar lá e não caías ao chão. Sabes o que significava esta teia? Então, quer dizer que, se todos ajudarmos, e lutarmos para para uma educação para todos, se os meninos em todo o mundo tiverem as mesmas oportunidades o mundo torna-se mais forte e podemos todos confiar mais uns nos outros.

Lemos também histórias verdadeiras de dois meninos iguais mas a viverem em lugares diferentes para enterdermos melhor o que eles pensam sobre a escola e a importância de aprender. No fim levamos um foolheto para casa para os nossos pais lerem sobre a Educação.
Foi um dia de luta pela Educação, um dia em que aprendemos mais um pouco sobre ser cidadão. aparece na Ludoteca para também tu  participares nestas iniciativas. e na escola faz por aprenderes bem a lição.

Comentários