Peregrinação a Fátima

Foi no passado fim de semana 15 e 16 de Maio que os jovens da Ludoteca rumaram a Fátima para celebrar o dia MJS- Movimento Juvenil Salesiano, integrado na Peregrinação Anual da Família Salesiana a esse Santuário. Pelo segundo ano consecutivo conseguimos reunir um grupinho de jovens e integrá-los nas várias actividades do Movimento.
Começamos com uma caminhada de 8 km até Fátima. Fomos largados no Lugar da Pedreira.
Ei-los aqui animadíssimos e preparadíssimos para esta caminhada. Todos com os coletes relectores, uma buchinha no estômago e sapatinhos mesmo á altura para estes 8 km. Nem o jambé foi esquecido para louvar ao Senhor.


A Caminhada teve como objectivo fazer uma reflexão sobre o "Caminho de Emaús" onde cada um de nós eramos convidados a identificar-mo-nos com os discípulos e fazer o caminho com Jesus.
Fomos divididos em dois grupos e cada um juntava-se a outro grupo de outra escola salesiana. A nós calhou-nos um grupo de Setúbal-Casa Sant'Ana e Évora-Colégio Salesiano.
Fizemos 5 paragens onde nos era dado um texto bíblico para ler, e uma animação para fazer consuante uma palavra-chave e um símbolo.

1ª paragem ANDA e o símbolo as sapatilhas, convidavam-nos a começar o nosso caminho e descobrir Jesus Ressuscitado nas outras pessoas do grupo. Hora de nos conhecermos e sabermos o porquê da nossa ida a Fátima. Será que vemos Jesus no nosso caminho? reconhecê-mo-lo?

2ª paragem ORIENTA-TE e o símbolo a bússula. Os participantes juntavam-se em grupos de dois ou três e deixavam-se guiar de olhos vendados pelo seu parceiro. Nós precisamos de alguém que nos conduza por esta vida, esse alguém é Jesus, que nós não vimos mas que temos de confiar na sua presença, senti-la.

3ª paragem ABRE OS OLHOS, com o símbolo dos óculos. Precisamos que nos ajudem ver a Palavra de Deus com outros olhos e abrir o coração à Sua mensagem. Estes metros foram feitos em absoluto silêncio para assim conseguirmos ouvir melhor a voz do Senhor. Digo-vos que para alguns jovens foi difícil, eles que têm sempre tanto para dizer. Pareceu uma eternidade...

4ª paragem ALIMENTA-TE,  com o símbolo do pão. Aqui, paramos para nos alimentarmos também e fazermos o pic-nic do almoço. Foi com o partir do pão que os Discípulos de Emaús reconheceram Jesus. Vamos partilhar o nosso almoço.



Continuamos passados 30 minutos de descanso.

5ª paragem GRITA POR ELE, com o símbolo do megafone. O desafio nesta paragem é continuarmos até à próxima, a cantar "Sou enviado a ser profeta de um mundo novo,
Sou enviado a ser portador do amor de Deus" e outros hinos de louvor.
Lindo, ver e ouvir aquele grupo de 20 jovens a cantar pela estrada fora. 
6ª paragem no Santuário. Missão cumprida, Encontramo-nos com Maria, cansados mas cheios do Seu amor. 
Recebemos as nossas camisolas laranjas onde bradamos bem alto "queremos ver Jesus"


Como a Ir. Aurinda estava feliz por abraçar os seus jovens!

Na parte da tarde tivemos o habitual concerto de Arte e Fé, este ano dedicado à vida de Dom Miguel Rua, o primeiro sucessor de Dom Bosco. Aqui estão os nossos jovens a cantar o hino do MJS.
No espectáculo conhecemos a vida deste grande seguidor de Dom Bosco, através do teatro, do canto,


da dança,


... mais teatro.

À noite assistimos todos à procissão das velas mas desta vez sentados na escadaria, o dia foi muito longo e não estamos habituados a esta longa caminhada.

Dia 16, começamos com o terço na Capelinha seguida da Eucaristia. Os jovens e crianças do MJS e dos escuteiros das casas salesianas fizeram o cordão em volta do recinto. Foi lindo este espectáculo do altar ladeado de filas laranjas. Só visto...

As horas de refeição eram sempre animadas no Centro Paulo VI onde ficamos a dormir e tomamos as várias refeições.


Regressamos a São João com vontade de lá voltar para o ano.
Obrigada Ir. Aurinda
Obrigada Família Salesiana

Comentários