Antes de contar o que estamos a fazer, e como não acabámos de contar o que fizemos no verão, aqui vai:

Olá amigos bloggers e ludocas,


 O Verão já lá vai, infelizmente, mas nós divertimo-nos à brava. Foram passeios, praia, jogos, brincadeiras, acantonamento, eu sei lá o que mais.




- "Tu não estiveste cá? Que pena, tens de vir para o próximo ano"
...
-"O quê, queres saber o que nós fizemos? pois, melhor que contar é vocês verem mesmo as fotos"

21 de Junho:
Visita à Quinta dos Loridos, também conhecida como Buddha Eden. Explorámos os vários percursos, e aprendemos o que são os soldados de Terrakota. Á sua sombra montámos o nosso piquenique e descansámos antes de participar nas actividades preparadas pelos monitores da Ludoteca. Ainda bem que o autocarro tinha ar condicionado porque estávamos todos estafados.


25 de Junho:
Arraial da Ludoteca. Foi um pretexto para a Ludoteca vir para a rua. Aproveitando os espaços exteriores, tivemos comida e bebida para todos, música e animação da tarde com a actuação dos Tambóra.


Estão gostosas estas tiras não é? Imagina se tivesses comido uma... yam, yam.
houve também as tradicionais sardinhas assadas na brasa e o rico Caldo -verde com "padre nosso" e tudo.
- Não sabes o que é "padre nosso"?
...
- É o chouriço que dá aquele gostinho especial! 







3 de Julho: Dia Lúdico no Parque Marechal Carmona
No âmbito da Rede de Ludotecas do Conselho de Cascais, a nossa equipa esteve envolvida, em conjunto com colegas de outras ludotecas da Rede, na animação das várias tendas onde levamos a Ludoteca para a rua.
Foi muito giro, havia a tenda do faz-de-conta, a tenda das Histórias de Encantar, a tenda para experimentares os vários instrumentos de música convencionais e outros menos convencionais como tambores de água.
- Não sabes o que isso é? Então está atento à agenda das actividades do Conselho este ano, porque vamos repetir esta actividade.
No final tivemos o encerramento das actividades com uma actuação dos nossos artistas, o grupo gerado e criado aqui no seio da Ludoteca os grande “Tambóra”.


5 de Julho: Caça ao tesouro em Alfama.
Lisboa é uma incógnita para muitos dos nossos meninos, então este ano resolvemos ir à descoberta de uma das freguesias mais típicas da cidade, Alfama.
A equipa da Ludoteca organizou uma surpresa às suas crianças. Era uma passeio igual a muitos, até ao momento em que um dos monitores “se perdeu” no caminho.




 A partir daí passou a ser uma aventura, dividimo-nos por Alfama seguindo as pistas deixadas pelo monitor. No final, com vista sobre Lisboa encontrámos a bandeira da Ludoteca e o monitor perdido.


18 de Julho:Festa da Gratidão.
 Para este ano a equipa da Ludoteca sonhou alto. Propôs-se ao grupo de teatro juvenil algo diferente, produzir uma peça sobre a história da bandeira de Portugal. O empenho e atenção ao detalhe de jovens e monitoras responsáveis foram recompensados com uma grande apresentação no palco do auditório do Centro da Boa Nova da peça “Era uma vez … A história da bandeira de Portugal”. Tivemos reis e rainhas, bobos da corte, mouros e espanhóis, todos vestidos a rigor.





19 de Julho:Visita à Pedra Amarela.

 Este dia foi dedicado a actividades ao ar livre no Campo da Pedra Amarela situado no Parque Natural Sintra-Cascais. Foi o contexto ideal para envolver todas as crianças e jovens inscritas nas actividades de Verão em jogos e desafios diversos. A promoção do trabalho em equipa e a sensibilização para a protecção do ambiente, sempre através do jogo, foram as mais-valias desta iniciativa. Uma tarde bem passada

















26 a 30 de Julho: Acantonamento dos pré-adolescentes em Setúbal.
 Durante uma semana um grupo de dezassete crianças, com idades compreendidas entre os sete e os catorze anos de idade, usufruíram das instalações do Casa de Santa Ana em Setúbal. Durante os cinco dias, tiveram várias actividades: Passeios pela cidade, ida a Tróia e às piscinas municipais


28 de JulhoPasseio ao Guincho em bicicleta.
Através da reserva antecipada de “Bicas”, levámos um grupo de 15 jovens para um passeio pela ciclóvia do Guincho. Com partida na Guia, foram até à praia do Guincho


Agosto
2 a 6 de AgostoAcantonamento dos adolescentes em Setúbal.
Foi a vez do grupo dos adolescentes usufruirem das instalações do Casa de Santa Ana em Setúbal. Durante os cinco dias, tiveram várias actividades: Passeios pela cidade à descoberta da Cultura em Setúbal, ida a Tróia, onde foram premiados com a entrada dos golfinhos no estreito do Rio Sado, e um dia nas piscinas municipais e ida à Feira de Santiago. Foi uma curte...




13 de Agosto: Banho de pijama na praia do Tamariz.


tempo para comer!!!!


Rowing rowing down the stream










Aqui estão os dorminhocos da praia!
a posar para a foto os galãs da Ludo
 Para comemorar o final de mais um ano de actividades de praia, decidimos fazer algo diferente. Miúdos e graúdos trouxeram os pijamas e fizeram-se à água.


Um banho com Rei Zeus e sua grande peruca













17 de Agosto: Noite na Ludoteca para os Animadores de Verão.
Como recompensa pelo esforço e dedicação dos jovens que nos ajudaram durante as actividades de Verão, extendemos o horário de funcionamento da Ludoteca pela noite dentro. Depois de concluídas as limpezas, fizemos um jantar, vimos uns filmes e escolhemos um sítio onde colocar o saco-cama. Custou, mas eventualmente todos acabámos por dormir umas horas

Comentários